top of page
Buscar
  • Foto do escritorAvatar Studio

A história dos VTubers e Avatares Virtuais

Atualizado: 12 de abr. de 2022

Em informática, avatar é um cibercorpo inteiramente digital, uma figura gráfica de complexidade variada que empresta sua vida simulada para o transporte identificatório de cibernautas para dentro dos mundos paralelos do ciberespaço.


O cibernauta pode incorporar uma ou mais dessas máscaras digitais para representá-lo em ambientes bi ou tridimensionais, encontrar outros avatares e comunicar-se com eles, além de teleportá-lo de sala a sala, controlar sua posição no quadro, fazê-lo dizer coisas e mesmo produzir efeitos de som e gestos animados pré-programados. Neste nível de imersão, o usuário produz uma multiplicação na sua identidade.


Origem


A primeira concepção de Avatar vem primariamente dos textos Hindus, que citam Krishna como o oitavo avatar - ou encarnação - de Vishnu. Termo de origem sânscrita avatāra, conceito do Hinduísmo, que significa "descida de uma divindade do paraíso (à Terra)" e a consequente aparência terrena desse ser celestial (em particular refere-se às dez formas de representação de Vishnu)


Em 1986, o termo avatar foi utilizado no jogo de vídeo game Habitat para representar corpos virtuais, mas o sucesso do filme Snow Crash, de Neal Stephenson em 1992, popularizou o conceito que hoje é utilizado frequentemente em jogos de computador e na Internet.


Utilização em mundos virtuais e demais ambientes digitais


Essa palavra Avatar se tornou popular entre os meios de comunicação e informática devido às figuras que são criadas à imagem e semelhança do usuário, permitindo sua "personalização" no interior das máquinas e telas de computador. Tal criação assemelha-se a um avatar por ser uma transcendência da imagem da pessoa, que ganha um corpo virtual, desde os anos 80.


Em 2011, a YouTuber japonesa Ami Yamato criou um avatar 3D para compartilhar seus sentimentos sobre voltar para Londres depois de passar vários anos em Tóquio. Seu avatar é um pouco mais suave do que as versões de anime que muitos VTubers usam, mas seu avatar é influenciado pela cultura japonesa e novelas gráficas.


Enquanto esse primeiro vídeo foi mais uma entrada de diário, os vídeos posteriores assumem um ângulo mais humorístico. Por exemplo, Ami se imagina em um encontro às cegas com o Mandaloriano no universo de Star Wars, ou entrevistando Godzilla.



Em 2016, o canal Kizuna AI foi lançado e acumulou mais de 4 milhões de assinantes. Ao contrário de Ami Yamato, Kizuna AI é uma celebridade digital totalmente autônoma e totalmente IA. O canal foi originalmente gerenciado pela empresa Activ8, que mais tarde construiu uma empresa inteira para gerenciar o personagem e criou várias versões spin-off.


Embora o termo "YouTuber virtual" tenha sido cunhado em 2016, a tecnologia de animação de personagens de anime em tempo real pode ser encontrada até os anos 90. Em 1991, SimGraphics inventou VActor, que foi usado para animar personagens virtuais em tempo real.


Em 2018, estimava-se que haviam globalmente cerca de 4000 Vtubers em atiividade. Desde então, milhares de outros avatares virtuais lançaram canais, incluindo celebridades mais controversas do YouTube, como Pewdiepie.





*Traduzido e adaptado de postagem original do blog Neil Patel, com trechos da pesquisa original do Virtual Studio Club.


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page