Dores e oportunidades no mercado de influência
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Dores e oportunidades no mercado de influência

Existe hoje uma grande dicotomia no mercado de influência digital, onde marcas buscam alinhamento de branding com celebridade das redes sociais, mas de forma cada vez mais recorrente, esses patrocinadores tem precisado cortar contratos com influenciadores que representam um posicionamento ruim para a marca.

Patrocinadores cancelam contrato com youtubers e influenciadores após polêmicas

Marcas e empresas que trabalham ações com influenciadores não tem nenhum controle sobre o posicionamento do criador de conteúdo patrocinado, exceto pelos briefings em ações específicas. Por conta disso, muitas vezes tem sido obrigadas a cancelar as parcerias quando as polêmicas vão além dos limites.


Ao mesmo tempo, um novo mundo de canais de conteúdo está surgindo nos últimos anos. Web 3.0 representa uma nova era da internet, e será onde estarão os olhos do público. Tendências de interesse e busca por keywords relacionadas aos novos canais digitais mais do que dobraram em 2022.

Interesse por Web 3.0 e Metaverso - Por Rafael Kiso

Ou seja, o público que será o novo consumidor digital em alguns anos, está agora construindo sua base de confiança e descobrindo os formadores de opinião que serão os grandes nomes da influência no metaverso. O momento de se posicionar é agora!


Neste contexto, uma grande solução surge na forma dos avatares virtuais, setor em que o Brasil é pioneiro, já que desde 2003 a Magazine Luiza tem consolidado o posicionamento da Lu do Magalu, e mais recentemente a Satiko, inspirada na apresentadora e empresária Sabrina Sato, surgiu causando bastante repercussão na mídia.


Em 2020, o gasto global foi de US$ 10 bilhões (R$57 bilhões) com influencia digital, sendo US$ 2,3 bilhões (R$13 bilhões) apenas no Instagram, e a fatia que influenciadores virtuais vão ocupar nessa disputa será cada vez maior.


A VTuber Miquela tem mais de 280 mil inscritos no Youtube. Segundo a Vogue americana, empresas pagam no mínimo US$ 8.500 (R$ 48,4 mil) para que Miquela cite suas marcas no Instagram.


Metaverso


Considerado a próxima iteração da internet, o metaverso é onde os mundos físico e digital se unem. Como uma evolução das tecnologias sociais, o metaverso permite que avatares interajam entre si em uma variedade de configurações.


Seja no trabalho, em um escritório, indo a shows ou eventos esportivos, ou mesmo experimentando roupas, o metaverso oferece um espaço para intermináveis comunidades virtuais interconectadas. Essa mudança representa até benefícios de sustentabilidade. Recentemente, vimos eventos de moda se tornarem digitais para diminuírem a pegada de carbono associada ao evento.


Como começar?

Pensando em se tornar um VTuber? Você vai precisar de uma certa estrutura tecnológica se quiser entrar nessa por conta própria. Aqui no Avatar Studio Club cuidamos de todas as etapas do processo, desde a criação do avatar, passando pela produção de conteúdo recorrente em vídeo, até a gestão das redes sociais originais do avatar, o que representa uma grande economia de tempo e esforço, mas se quiser se aventurar, de modo geral é necessário seguir os seguintes pontos:


  • Determine o conceito: Ao projetar seu avatar, pense no objetivo de longo prazo do seu conteúdo VTube. Você está segmentando adolescentes, adultos ou até mesmo usuários profissionais de software? Certifique-se de que seu avatar seja atraente para seu público-alvo. Lembre-se, não precisa se parecer com você, mas representar uma ideologia e principalmente, ter personalidade própria.

  • Configure sua tecnologia: certifique-se de ter uma câmera, um microfone e um computador de qualidade para gravar e editar seus vídeos. Você não precisa investir muitos milhares de reais logo de cara. Se puder, comece com o que você tem e depois invista em melhores equipamentos de vídeo à medida que aprender mais.

  • Escolha um software de avatar: Existem dezenas de plataformas de software disponíveis, então recomendamos testar algumas antes de escolher uma. Algumas das plataformas mais populares a serem consideradas são VRChat, Wakaru e PrprLive. Muitos deles oferecem versões gratuitas, embora você precise pagar por recursos avançados.

  • Crie seu avatar: Uma das partes mais interessantes de se tornar um VTuber é criar seu avatar. Usando o software de avatar, você pode criar seu avatar do zero ou usar um avatar de amostra e alterar a cor da pele, olhos, cílios, etc.

  • Configure seu canal: Onde você compartilhará suas criações do avatar virtual? Embora a maior parte do conteúdo de VTubse esteja no YouTube, você pode compartilhar vídeos em seu site, Instagram, TikTok ou outras plataformas de mídia social, além de metaverso. Considere enviar e hospedar vídeos no YouTube e compartilhar esses links em outras plataformas. Certifique-se de otimizar seu canal do YouTube se esse for o caminho a seguir.

  • Crie um calendário de conteúdo: depois de criar seu avatar e configurar seu canal, decida que tipo de conteúdo você criará. Embora você não precise postar novos conteúdos todos os dias, você deve postar de forma consistente. Sobre o que você vai falar? Você entrevistará especialistas, jogará videogame ou compartilhará seus pensamentos sobre as notícias do setor? Considere suas metas de marketing ao projetar seu calendário de conteúdo.

  • Grave e publique seu primeiro vídeo: Agora é sua hora de brilhar. Grave seu primeiro vídeo, converta o parta seu avatar em seu software de escolha e envie seu vídeo ao vivo ou pré gravado. Não espere sucesso da noite para o dia; construir seguidores no YouTube pode levar meses, ou até mesmo anos.


Aqui no Avatar Studio Club, sendo uma das startups que fazem parte da Tapps Ventures, assim como a Tapps Games, Venturion e TeamUpp, nosso diferencial é que somos especialistas em dar VIDA às criações digitais.


Agora, buscamos parcerias com atores, músicos, atletas e influenciadores para darmos juntos os primeiros passos rumo a um novo mundo de liberdade criativa e de distribuição de conteúdo!



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