A ascensão dos avatares virtuais
top of page
Buscar
  • Foto do escritorAvatar Studio

A ascensão dos avatares virtuais


Há duas décadas, a banda Gorillaz chamava atenção por usar apenas desenhos animados em seus vídeos e aparições nos palcos. Agora, eles são considerados pioneiros no campo de avatares virtuais.


Avatares virtuais: da luta contra a fadiga do zoom ao marketing de influenciadores totalmente personalizado


De reuniões de negócios a desfiles de moda, os avatares virtuais estão dominando o mundo real e permitindo que as pessoas desfrutem de um descanso das muitas interações de vídeo cara a cara. Se 2020 nos ensinou alguma coisa, é que você pode se sentir esgotado depois de muitas reuniões online. Um dos poucos momentos alegres na longa e sombria lista de histórias de fadiga do Zoom foi um advogado que acidentalmente permaneceu preso com um filtro de gato durante uma audiência online com um juiz. Esse incidente engraçado fez muitas pessoas se perguntarem se poderiam se substituir pelo seu animal favorito em videochamadas.


Talvez não, mas usando avatares virtuais, muitos profissionais que continuarão trabalhando em casa podem fazer uma pausa no escrutínio de participantes remotos. Eles podem bagunçar o cabelo, soltar o sorriso e tomar um gole de café enquanto o avatar continua a apresentação.


E isso não é tudo… E se um modelo popular ou influenciador do Instagram não fosse realmente uma pessoa real? Isso não é fantasia, mas uma tendência real: avatares virtuais estão assumindo o marketing de influenciadores e os desfiles de moda também.


Agências que produzem e contratam modelos virtuais


Alta, 20 e poucos anos, com uma personalidade peculiar e muitos cabelos cacheados – conheça Zoe Dvir, modelo profissional. A única questão é que Zoe não existe no mundo físico, mas apenas nos mundos virtuais e digitais.

Sim, Zoe é um dos avatares virtuais que você pode contratar em uma agência de modelos. Junto com Ella Stoller, uma jovem de cabelos rosados ​​que redefine o conceito de beleza, Zoe já fez aparições no Instagram, em revistas e em um prestigiado desfile de moda.


Essa inovação abre as portas para um novo conceito: campanhas de marketing de influenciadores altamente personalizadas. As empresas podem transpor as personas dos clientes em avatares virtuais, que literalmente parecerão e falarão como seu público-alvo. De Zoe e Ella, podemos imaginar um departamento inteiro de modelos virtuais, promovendo desde seguro de carro até férias exóticas.


Muito além de Gorillaz – Avatares virtuais assumem o palco


Gorillaz provou que você pode criar todo um universo animado em torno de sua música, sem deixar seus fãs verem seu rosto. Este é realmente um dos elementos-chave do sucesso da banda. Nesse contexto, os cantores vão optar por se apresentar ao vivo ao mesmo tempo em vários cantos da terra, por meio de avatares virtuais? Isso pode ser algo que vale a pena considerar, dada a cansativa logística de uma turnê mundial.


Os desafios de usar avatares virtuais


Os avatares virtuais podem existir apenas em um mundo gerado por computador, mas também têm uma fortaleza no mundo real. Sempre que alguém cria um avatar virtual – em uma plataforma social VR, em um videogame ou no local de trabalho – ele compartilha alguns detalhes muito pessoais sobre si mesmo com a respectiva plataforma.


Como aponta um relatório da Deloitte Insights, todas as organizações que desejam adotar avatares virtuais precisam prestar muita atenção às questões de privacidade e ética. O relatório não tem medo de usar palavras fortes. Na opinião do autor, a ascensão dos avatares virtuais e os avanços das tecnologias AR e VR é uma “tempestade perfeita” para o futuro das relações interpessoais.


No entanto, não há como voltar atrás. Os avatares virtuais vieram para ficar, e tanto as organizações quanto os indivíduos devem encontrar uma maneira de gerenciar as informações compartilhadas por meio desses avatares, as garantias de privacidade e a ética de fazer negócios por meio de personagens virtuais.


Se você tem interesse nesta inovação, ou se representa artistas, músicos, atletas ou influenciadores que podem ter interesse, entre em contato com o Avatar Studio Club aqui pelo nosso site, e teremos prazer em apresentar uma solução para dar vida ao seu avatar virtual.


Fonte: ARPost - Jun/2021 - Traduzido da postagem original em inglês.

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page